Agora os clientes da TDB tem uma área logada para acessar e rastrear encomendas, solicitar coletas e muito mais!
Cadastre-seEscrito em 12 Jan 2023
O setor de transporte e logística impacta diretamente nos negócios e é determinante para o lucro de uma empresa.
Vivemos em um cenário econômico onde os maiores desafios dos empreendedores brasileiros são:
Tratando de reduzir gastos e melhorar resultados, é importante dizer que, segundo o Instituto de Logística (Ilos), o transporte representa em média 60% dos custos logísticos de uma organização.
Da mesma forma, é importante considerar que o consumidor espera excelentes experiências com o serviço de entrega, logo, a logística e o transporte têm grande impacto também na satisfação do seu cliente.
Assim, você precisa contar com um serviço de logística, seja ele interno ou com parceiros, que possibilite reduzir o custo do frete, garantir a qualidade da entrega e aumentar seus resultados e para isso a tecnologia pode ser uma grande aliada.
Quer saber quais são as tendências do setor de logística e transporte em 2023 que ajudarão a reduzir os custos operacionais? Continue a leitura!
Segundo uma publicação do portal Mercado & Consumo, 85% dos consumidores online abandonam o carrinho de compras na etapa final da negociação e o preço do frete está entre os principais motivos para essa desistência.
Conhecer as tendências econômicas para o setor de transporte e logística pode ajudar a reduzir os custos da empresa com o serviço de entrega, além de oferecer um diferencial no frete ao seu consumidor.
Algumas tendências logísticas para 2023 e para os próximos anos, que impactarão positivamente na redução dos valores dos custos com o transporte, são:
É praticamente impossível pensar em melhorias no setor de transporte e logística sem o uso da tecnologia.
Investir em ferramentas e softwares facilita o gerenciamento de todas as atividades, garante maior controle e segurança das informações e promove a integração dos dados e a automação de todos os processos.
Tanto a integração como a automação garantem maior eficiência operacional de todas as operações associadas ao recebimento, armazenamento, saída e entrega da sua mercadoria, reduzindo erros e o retrabalho.
Uma publicação de novembro de 2022 do portal Empresas e Negócios mostra que 87% dos consumidores preferem marcas que oferecem produtos ou serviços sustentáveis.
O transporte e a logística sustentável têm como prioridade a eficiência do sistema de entregas sem deixar de lado a preocupação e o cuidado com a natureza e a sociedade, em especial reduzindo os impactos nocivos ao meio ambiente.
Além de atrair o seu cliente e ajudar a preservar o meio ambiente, você também pode reduzir seus custos, começando, por exemplo, com a gestão e o controle do consumo de combustível.
Uma forma de fazer isso é otimizando a definição de rotas para aproveitar ao máximo todo o trajeto e a capacidade dos seus veículos.
Outra tendência econômica para otimizar o setor de transporte e logística é o gerenciamento de dados de forma mais precisa e inteligente para tomar decisões mais assertivas visando melhorar processos e serviços.
É importante destacar que os diversos softwares possibilitam que o setor de transporte e logística captem e armazenem informações relevantes sobre as várias etapas que envolvem todos os processos, que vão desde o armazenamento até a entrega para o seu cliente.
Saber integrar essas informações possibilita análises que podem ajudar a:
Os consumidores do varejo desejam comprar um produto online e recebê-lo no endereço combinado o mais rápido possível.
Por isso, outra tendência no setor de transporte e logística é oferecer e garantir entregas mais rápidas.
Para isso, vale avaliar o custo benefício do serviço oferecido pelo seu parceiro logístico, levando em conta não somente o valor pago pelo frete, mas a assertividade de cumprimento de prazo.
Os transportes autônomos são realidade e serão tendência no setor de transporte e logística, embora ainda enfrentem muitos desafios, como a grande necessidade de atualização tecnológica.
Caminhões e drones sem motoristas com certeza ajudarão a reduzir custos e a tornar mais rápidos e seguros todos os processos de entrega de mercadoria, em futuro bem próximo, com custos interessantes e competitivos.
Agora que você conferiu as principais tendências econômicas para o setor de transporte e logística, que tal acompanhar as nossas redes sociais e ficar por dentro de muitas outras novidades da área?
(Imagens: divulgação)