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Cadastre-seEscrito em 22 Fev 2024
A logística verde vem a cada dia ganhando maiores proporções, uma vez que precisamos melhorar as condições dos veículos utilizados para o transporte de cargas e passageiros.
A 28ª sessão da Conferência das Partes (COP 28), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), apresentou em plenário a necessidade da transição de combustíveis fósseis pela primeira vez em sua história.
Isso significa o início de um processo onde o petróleo, gás e carvão precisam ser substituídos por combustíveis renováveis, ou seja, retira-se das estradas os caminhões movidos a diesel e entram outros que possam ser alimentados, por exemplo, através da eletricidade.
De acordo com um artigo publicado pela National Geographic, o petróleo é o responsável por um terço da emissão do carbono que é liberado na atmosfera do nosso planeta, o gás com maior contribuição para o aquecimento global.
Apresentaremos os impactos e desafios da logística verde no transporte de carga. Leia e saiba mais a respeito!
A logística verde é um conjunto de ações realizadas nessa área, objetivando minimizar os impactos que possam causar danos ao meio ambiente.
Isso significa avaliar cada setor da área logística, verificando os possíveis prejuízos que possam estar sendo causados e desenvolver ações que corrijam ou eliminem eles.
Para isso, é preciso conhecer detalhadamente os processos envolvidos no:
Quando o assunto é voltado ao setor de transporte, facilmente se localiza um dos maiores inimigos ambientais: a emissão de CO₂ liberados pelos escapes dos veículos de carga.
De acordo com um relatório apresentado no COP 24, estudos mostram que os caminhões são os responsáveis por 21% da emissão de CO₂ na atmosfera, portanto, possuem grande responsabilidade no que se refere a emissão de gases de efeito estufa.
Investir e implementar medidas que promovam a logística verde no transporte de cargas apresenta diversos pontos positivos.
O primeiro deles diz respeito à diminuição dos custos, uma vez que a conscientização dos colaboradores é fundamental para que os cuidados sejam tomados e se evite os desperdícios.
Isso significa um foco especial no consumo de:
Outro ponto está na substituição gradativa da frota, visando eliminar os veículos movidos a diesel, uma ação que exige esforços, no entanto, é compensado em função da geração de credibilidade que a empresa conquista junto ao mercado.
Essas ações acabam resultando na proteção e preservação do meio ambiente, o grande objetivo desse programa.
A implementação da logística verde exige esforços e iniciativa por parte dos empreendedores e dirigentes das empresas.
Para se obter sucesso, algumas ações precisam ser tomadas, o que exigirá trabalho, dedicação e investimentos.
Os grandes desafios das empresas dizem respeito a necessidade da integração da gestão da cadeia de suprimentos, ou seja, estabelecer um relacionamento colaborativo entre fornecedores, transportadoras e outros parceiros, situação que exige conversas e acordos entre os envolvidos.
A falta de regulamentações claras e de incentivos governamentais também serão barreiras a serem vencidas, portanto, é preciso disposição e determinação para que as ações sejam tomadas, independente do posicionamento oficial das autoridades.
O custo inicial elevado com relação à aquisição de veículos verdes, como, por exemplo, os elétricos, também podem causar um impacto negativo no processo e se tornar um obstáculo para empresas de menor porte.
Como se observa, os esforços para a implantação da logística verde são grandes, no entanto, os resultados são compensadores, pois, mais do que nunca, torna-se necessário mudar os formatos que até então vinham sendo adotados e colaborar de forma efetiva para a proteção do nosso planeta e das futuras gerações.
Para conhecer mais a respeito, vale a pena baixar nosso e-Book que apresenta 3 práticas sustentáveis no transporte rodoviário de cargas!
(Imagens: divulgação)