check

Agora os clientes da TDB tem uma área logada para acessar e rastrear encomendas, solicitar coletas e muito mais!

Cadastre-se
Logo da transportadora TDB

Entregas atrasadas: dicas para otimizar a sua logística para o final de ano

Compartilhar

Escrito em 9 Nov 2023

Entregas atrasadas: dicas para otimizar a sua logística para o final de ano

Em períodos em que há aumento considerável de vendas, como no final de ano, é comum haver entregas atrasadas para os clientes.

Isso se dá, principalmente, pela falta de organização e planejamento prévio, que deve prever a demanda, preparar o estoque e garantir processos logísticos bem estruturados.

E isso é ainda mais importante atualmente, já que a agilidade na entrega é um dos principais pontos considerados pelos consumidores na hora de fazer uma compra.

Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira de Profissionais e Agências de E-commerce aponta que 49% dos clientes consideram a rapidez o fator mais importante dos processos logísticos.

Continue lendo para saber mais sobre o tema e veja como preparar a sua empresa para evitar entregas atrasadas no final de ano.

Dicas para otimizar a logística e evitar entregas atrasadas

Com algumas ações simples é possível otimizar a logística como um todo e evitar entregas atrasadas. Confira.

Prepare seu estoque para o movimento de alta demanda

Prepare Seu Estoque Para O Movimento De Alta Demanda

Um dos principais motivos das entregas atrasadas é o mau gerenciamento de estoque.

É necessário prever quais são os produtos que terão maior saída e deixá-los disponíveis para tornar o processo logístico mais rápido e simples.

Caso não seja possível fazer o armazenamento extra das cargas, recomendamos que você alinhe com o fornecedor um prazo menor para a entrega, agilizando a mesma.

Uma boa ideia é estudar o giro de produtos para trazer mais previsibilidade para a sua operação, evitando sobrar ou faltar itens.

Na medida do possível, antecipe demandas

Sabemos que nem sempre é possível prever o que irá acontecer, mas com dados dos anos passados você pode antecipar demandas com os fornecedores.

Se sua empresa sempre vende entre 1.000 e 1.500 de um item específico, por exemplo, recomendamos que você já deixe reservado e combinado a quantidade mínima que precisa para repor o estoque e trabalhar de forma ágil.

Alinhe com sua equipe comercial e de marketing a previsão de vendas para esta época do ano

As campanhas comerciais e de marketing têm um grande impacto nas vendas, especialmente quando se oferece descontos ou oportunidades exclusivas.

Por esse motivo, é importante que o gestor logístico fique por dentro das ofertas e das previsões de vendas e prepare-se para elas.

Divida as informações de demanda com seus parceiros logísticos

De nada adianta você estar com o estoque cheio e com os processos bem estruturados se a demanda não for planejada previamente com os parceiros logísticos, que também estarão mais ocupados no final de ano.

Para evitar entregas atrasadas, então, é importante alinhar a operação com a transportadora de forma constante para que todos os clientes recebam os produtos dentro do seu prazo.

Tenha ferramentas que permitam visualizar a operação por completo

Tenha Ferramentas Que Permitam Visualizar a Operacao Por Completo

Atualmente, há diversas tecnologias que permitem a visualização e o acompanhamento de cada pedido em tempo real, centralizando todas as informações relevantes para evitar entregas atrasadas.

O ideal é usar uma ferramenta, como um ERP ou CRM, que traga detalhes sobre cada compra, a rota traçada para a entrega, o prazo máximo, os indicadores de desempenho e mais.

Ao acompanhar de perto todas essas informações, encontram-se pontos de melhoria de forma contínua, otimizando a logística.

Leia também: O que é gerenciamento de risco e como aplicar no transporte rodoviário de cargas

Estabeleça prazos de entrega viáveis

Por mais que os consumidores valorizem a agilidade da entrega, é preciso ser realista na hora de estabelecer prazos para os clientes.

Afinal, é melhor ter um prazo maior e cumpri-lo do que arriscar um cancelamento por causa de entregas atrasadas.

Lembre-se que no final de ano a logística atende diversos mercados, como reposição de estoques B2B, Black Friday e entregas de produtos sazonais, como panetones e cestas de Natal.

O ideal, então, é conversar com uma parceira logística de confiança antes de traçar o período de entrega para evitar frustrações.

A TDB é especialista no transporte e distribuição desde 1987 e conta com toda a expertise necessária para garantir entregas eficientes e sem atrasos.

Entre em contato conosco para fazer uma cotação sem compromisso e conheça a nossa empresa.

(Imagens: divulgação)

Assine o conteúdo exclusivo da nossa newsletter

Ao assinar, afirmo que conheço a Política de Privacidade da empresa e autorizo a utilização das minhas informações.

Leia Mais

Imagem blog
29/09/2022

Qual a importância da embalagem no transporte de cargas?

Imagem blog
04/07/2024

EDI no transporte de cargas: conheça seus benefícios e como implementá-lo

Imagem blog
13/09/2022

Você sabe qual é a diferença entre fretes e carretos? Vamos ajudar!