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Cadastre-seEscrito em 9 Nov 2023
Em períodos em que há aumento considerável de vendas, como no final de ano, é comum haver entregas atrasadas para os clientes.
Isso se dá, principalmente, pela falta de organização e planejamento prévio, que deve prever a demanda, preparar o estoque e garantir processos logísticos bem estruturados.
E isso é ainda mais importante atualmente, já que a agilidade na entrega é um dos principais pontos considerados pelos consumidores na hora de fazer uma compra.
Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira de Profissionais e Agências de E-commerce aponta que 49% dos clientes consideram a rapidez o fator mais importante dos processos logísticos.
Continue lendo para saber mais sobre o tema e veja como preparar a sua empresa para evitar entregas atrasadas no final de ano.
Com algumas ações simples é possível otimizar a logística como um todo e evitar entregas atrasadas. Confira.
Um dos principais motivos das entregas atrasadas é o mau gerenciamento de estoque.
É necessário prever quais são os produtos que terão maior saída e deixá-los disponíveis para tornar o processo logístico mais rápido e simples.
Caso não seja possível fazer o armazenamento extra das cargas, recomendamos que você alinhe com o fornecedor um prazo menor para a entrega, agilizando a mesma.
Uma boa ideia é estudar o giro de produtos para trazer mais previsibilidade para a sua operação, evitando sobrar ou faltar itens.
Sabemos que nem sempre é possível prever o que irá acontecer, mas com dados dos anos passados você pode antecipar demandas com os fornecedores.
Se sua empresa sempre vende entre 1.000 e 1.500 de um item específico, por exemplo, recomendamos que você já deixe reservado e combinado a quantidade mínima que precisa para repor o estoque e trabalhar de forma ágil.
As campanhas comerciais e de marketing têm um grande impacto nas vendas, especialmente quando se oferece descontos ou oportunidades exclusivas.
Por esse motivo, é importante que o gestor logístico fique por dentro das ofertas e das previsões de vendas e prepare-se para elas.
De nada adianta você estar com o estoque cheio e com os processos bem estruturados se a demanda não for planejada previamente com os parceiros logísticos, que também estarão mais ocupados no final de ano.
Para evitar entregas atrasadas, então, é importante alinhar a operação com a transportadora de forma constante para que todos os clientes recebam os produtos dentro do seu prazo.
Atualmente, há diversas tecnologias que permitem a visualização e o acompanhamento de cada pedido em tempo real, centralizando todas as informações relevantes para evitar entregas atrasadas.
O ideal é usar uma ferramenta, como um ERP ou CRM, que traga detalhes sobre cada compra, a rota traçada para a entrega, o prazo máximo, os indicadores de desempenho e mais.
Ao acompanhar de perto todas essas informações, encontram-se pontos de melhoria de forma contínua, otimizando a logística.
Leia também: O que é gerenciamento de risco e como aplicar no transporte rodoviário de cargas
Por mais que os consumidores valorizem a agilidade da entrega, é preciso ser realista na hora de estabelecer prazos para os clientes.
Afinal, é melhor ter um prazo maior e cumpri-lo do que arriscar um cancelamento por causa de entregas atrasadas.
Lembre-se que no final de ano a logística atende diversos mercados, como reposição de estoques B2B, Black Friday e entregas de produtos sazonais, como panetones e cestas de Natal.
O ideal, então, é conversar com uma parceira logística de confiança antes de traçar o período de entrega para evitar frustrações.
A TDB é especialista no transporte e distribuição desde 1987 e conta com toda a expertise necessária para garantir entregas eficientes e sem atrasos.
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(Imagens: divulgação)