Agora os clientes da TDB tem uma área logada para acessar e rastrear encomendas, solicitar coletas e muito mais!
Cadastre-seEscrito em 13 Set 2022
Existem grandes diferenças entre contratar fretes e carretos, no entanto, muita gente imagina tratar-se da mesma coisa, afinal, envolve “apenas” o transporte de materiais de um local para outro.
O ponto a ser observado está exatamente na expressão “apenas”!
As duas atividades, apesar de oferecerem o mesmo serviço, possuem características diferentes conforme veremos na sequência deste post.
Porém, é importante destacar alguns números estatísticos que colaboram para a compreensão desse assunto.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em julho de 2022 atuavam com serviços de fretes e carretos no Brasil:
Neste post, apresentaremos detalhes a respeito das diferenças existentes nos serviços prestados por esses profissionais. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
Como observado através dos números da ANTT, a quantidade de autônomos é muito maior do que a de transportadoras.
Isso se dá em função das características próprias de cada atividade.
Enquanto os autônomos são pessoas físicas que prestam serviços de transportes sem estarem vinculados como funcionários a uma empresa de transporte, as transportadoras são organizações empresariais que possuem toda uma estrutura para o desenvolvimento dessa atividade, tais como:
Baseado nessa informação, vamos conhecer a diferença entre fretes e carretos.
Frete é o nome dado ao valor que será cobrado para que um serviço de transporte seja realizado.
Essa expressão é utilizada por transportadoras e também por autônomos, no entanto, ela pode estar vinculada a uma tabela de preços que considera algumas variáveis para se chegar ao valor a ser cobrado, como, por exemplo:
As transportadoras oferecem essa possibilidade, pois possuem uma estrutura para realizar a coleta e entrega das mercadorias e atuam em diversas regiões onde possuem bases de apoio que facilitam a operação.
Além disso, algumas transportadoras oferecem plataformas de monitoramento das cargas a seus clientes através da internet.
Os autônomos não possuem essa característica, tornando inviável a contratação de seus serviços por empresas que necessitam de rapidez e facilidades para as cotações e prestação dos serviços.
O carreto é um serviço pontual, normalmente contratado por pessoas físicas que desejam enviar algum bem ou produto para determinado local.
Um bom exemplo são as mudanças, onde o profissional do transporte cobra pela viagem sem considerar a quantidade de materiais que será transportado em seu veículo.
Na contratação do carreto, o cliente precisa pagar a parte por ajudantes que apoiem o carregamento e descarregamento dos materiais e é muito comum que participe também desse processo.
A melhor opção está vinculada a frequência e objetivos do contratante.
Quando se trata de uma empresa que necessita periodicamente contratar serviços de transporte, a melhor opção é contar com uma transportadora de qualidade e que atenda às necessidades, oferecendo toda a estrutura para o desenvolvimento dessa tarefa.
A partir de fretes pré-estabelecidos, fica fácil a montagem das planilhas de e da precificação dos produtos vendidos ao mercado.
Além disso, contar com uma empresa estruturada é garantia de rapidez, segurança e qualidade no transporte.
Para as pessoas físicas que necessitam de uma única operação de transporte, o carreto pode ser uma boa opção, desde que todos os cuidados sejam tomados para que o processo ocorra da melhor forma possível.
Agora que você já sabe a diferença entre fretes e carretos e necessita de serviços de transporte para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, uma empresa que atua nesse mercado desde 1987, atendendo com qualidade milhares de clientes que contam com seus serviços!
(Imagens: divulgação)