Agora os clientes da TDB tem uma área logada para acessar e rastrear encomendas, solicitar coletas e muito mais!
Cadastre-seEscrito em 19 Out 2022
Você já ouviu falar em cross docking, ou seja, a expressão inglesa que traduzida significa “cruzando docas”?
Esse modelo logístico colabora efetivamente na agilidade das entregas e como consequência na satisfação dos clientes, no entanto, exige cuidados e uma estrutura adequada para que possa ser operacionalizado com sucesso.
Cada vez mais o mercado solicita qualidade, fazendo com que a área de logística seja considerada estratégica em qualquer operação mercantil.
Segundo uma pesquisa realizada pela Capterra, 73% dos consumidores brasileiros esperam entregas rápidas quando realizam suas compras e ¼ dessas pessoas estão dispostas a mudar de fornecedor se suas expectativas não forem atendidas.
Neste post, apresentaremos de que maneira o cross docking pode colaborar nos processos de entrega e possibilitar a satisfação dos clientes no que se refere à logística.
Continue lendo e conheça detalhes sobre esse importante assunto!
Cross docking é uma modalidade de logística onde se elimina a necessidade de estoques de produtos nas centrais de distribuição.
Basicamente, o fornecedor recebe o pedido e envia a mercadoria para um armazém ou central mais próxima do destinatário.
Nesse local, a equipe recebe o produto e encaminha imediatamente para um setor, onde o pedido será organizado e preparado para a entrega final.
Após o processo de conferência, as mercadorias são embarcadas em um veículo que irá fazer as entregas em determinada região. Como resultado, tem-se:
A adoção do cross docking traz muitas vantagens nas operações de transporte rodoviário de cargas.
A primeira delas diz respeito a maximizar os serviços que envolvem a logística, ou seja, tornar a operação mais eficiente, uma vez que a organização dos processos possibilita a otimização das seguintes tarefas:
Para isso, é preciso contar com métodos e colaboradores capacitados que, apoiados por sistemas digitais, garantem qualidade nos serviços logísticos.
Outro benefício verificado diz respeito à fluidez dos processos, diminuindo significativamente o tempo para a entrega dos pedidos ao destinatário.
Isso acontece em função da eliminação do processo de armazenagem, ou seja, os produtos recebidos na central de distribuição seguem imediatamente para o local de despacho, não existindo uma estocagem das mercadorias.
O dinamismo dessas ações resulta em agilidade e rapidez nas entregas, no entanto, exige muita organização e uma logística de transporte de alta qualidade, onde as mercadorias não aguardem mais de 24 horas para serem encaminhadas ao destino.
A partir dessa prática, observa-se também uma diminuição expressiva no manuseio dos materiais, o que acaba evitando:
Finalmente, todas essas melhorias resultam em diminuição dos custos logísticos, uma vez que os processos são simplificados, diminuindo a movimentação interna de mercadorias e reduzindo o tempo de permanência dos produtos nas centrais de distribuição.
Para se obter sucesso nessa operação, é preciso contar com uma boa estrutura organizacional, bem como com serviços de transportes que conheçam o processo do seu negócio e do mercado, e estejam comprometidos com os objetivos a serem atingidos.
Contar com uma transportadora comprometida, experiente e disposta a atender com qualidade os compromissos assumidos é essencial para a adoção dessa modalidade logística.
Agora que você sabe mais a respeito do cross docking, conheça a TDB, uma empresa especializada nesse tipo de transporte que, desde 1987, oferece seus serviços a milhares de clientes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Acesse nosso site e confira nossa estrutura e forma de atuação!
(Imagens: divulgação)