Agora os clientes da TDB tem uma área logada para acessar e rastrear encomendas, solicitar coletas e muito mais!
Cadastre-seEscrito em 20 Mar 2025
O transporte de cargas é um setor que exige extrema prudência e todos os cuidados para que avarias nas mercadorias não aconteçam durante esse processo.
São nos detalhes que se pode garantir uma movimentação de mercadorias com qualidade, atendendo as expectativas de quem remete e daqueles que aguardam a chegada dos produtos.
O Brasil é um país que utiliza o modal rodoviário em grande escala.
E de acordo com o Guia Transvias, somente no setor de cargas fracionadas o ano de 2024 representou um crescimento da demanda por esse serviço de 40,05% quando comparado a 2023.
Trata-se, portanto, de um setor estratégico e fundamental para os diversos segmentos de negócios, fortalecendo a integração e possibilitando que a população tenha acesso a produtos fabricados em nosso país e no exterior.
Neste post, apresentaremos detalhes de como evitar as avarias no processo de transporte de cargas, um sério problema que representa transtornos e prejuízos para todos os envolvidos.
Continue a leitura e saiba mais a respeito!
Os prejuízos causados pelas avarias no transporte de cargas são muitos, uma vez que podem causar a insatisfação de clientes que aguardam por seus pedidos ou paralisar uma linha de produção de uma indústria, impedindo o abastecimento de produtos em lojas e supermercados.
Por trás dessas avarias, existem prejuízos financeiros e operacionais.
Em muitos casos, as empresas remetentes das mercadorias precisam reembolsar os valores pagos ou ainda realizar a substituição dos produtos.
Os reembolsos indicam que o cliente irá buscar por suas necessidades em outro fornecedor, enquanto que a troca, além de envolver um desgaste junto ao consumidor, implica em custos de transportes e trabalhos extras que poderiam ter sido evitados.
Mais do que isso, os produtos avariados, na melhor das situações, poderão ser reutilizados para novos processos industriais, porém, em muitos casos, eles serão descartados, pois não existe mais possibilidade de recuperação.
As principais causas das avarias no transporte de cargas estão relacionadas com as seguintes situações:
O maior problema encontrado nas avarias do transporte de cargas envolvem os danos por impactos, a partir de situações como:
Essas situações ocorrem em função da falta de experiência e de treinamento constante dos colaboradores envolvidos nas operações.
A falta de cuidado com as mercadorias e a acomodação inadequada dos produtos no veículo são os grandes responsáveis por essa situação, portanto, é preciso contar com pessoas qualificadas para a realização desses trabalhos.
Outro problema sério encontrado no transporte de cargas diz respeito ao uso de embalagens que não suportam os processos envolvendo:
Além disso, a falta de simbologia e informações adequadas nessas embalagens impedem que os profissionais possam identificar os conteúdos existentes e os limites e instruções para o acondicionamento adequado nos depósitos e veículos de transporte.
Por fim, outro aliado das avarias de mercadorias está nas falhas de empilhamento e armazenamento das cargas.
Mais uma vez, a falta de informação, aliada com os descuidos da equipe de logística, ocasionam amassamentos e rupturas dos produtos.
Nesse caso, a capacitação dos profissionais é indispensável para que se tenha cuidado com:
Como se observa, os problemas que envolvem a devolução de produtos, em grande parte, são provenientes da falta de experiência, cuidados e de conhecimento dos envolvidos nos diversos processos logísticos.
Para ajudar a sua empresa a melhorar os índices envolvendo esse tipo de situação, apresentamos nosso post que trata da importância da embalagem no transporte de cargas. Acesse nosso blog e conheça detalhes a respeito!
(Imagens: divulgação)