check

Agora os clientes da TDB tem uma área logada para acessar e rastrear encomendas, solicitar coletas e muito mais!

Cadastre-se
Logo da transportadora TDB

A revolução da IA na logística: mais eficiência, economia e assertividade

Compartilhar

Escrito em 20 Fev 2025

A revolução da IA na logística: mais eficiência, economia e assertividade

A inteligência artificial já faz parte dos processos de diversos setores e a introdução da IA na logística traz consigo avanços muito importantes.

Em tempos de uma cadeia cada vez mais interligada, na qual a agilidade é uma prioridade e o acompanhamento das operações deve acontecer em tempo real, essa tecnologia pode ter muito a contribuir.

Com mecanismos característicos desse tipo de tecnologia, como o aprendizado de máquina e o processamento de linguagem natural, é possível otimizar e automatizar diversos processos desse setor.

Assim, para contar com bons serviços logísticos, é preciso estar atento a essas mudanças e novidades, que já trouxeram consigo muitos benefícios e podem gerar ainda mais inovações no futuro.

Para conhecer melhor o papel revolucionário da IA na logística, continue a leitura!

O avanço da IA na logística

Há alguns anos, a IA vem sendo inserida nos mais diversos setores, promovendo a automação de processos e o aumento da produtividade de muitas empresas.

No setor logístico, a sua chegada representa a possibilidade de analisar vastos conjuntos de dados em tempo real, bem como identificar padrões e tomar decisões estratégicas para melhorar a eficiência das operações.

Conforme essa tecnologia avança, seus usos se expandem para um número cada vez maior de processos, desde o armazenamento até o transporte de cargas.

Por isso, a estimativa da Intelipost é que, nos próximos 10 anos, a IA será responsável por um aumento de até 40% na produtividade do setor de logística.

Impactos da IA em diversos setores da logística

Impactos Da Ia Em Diversos Setores Da Logistica

Mas, na prática, como a presença da IA na logística impacta as operações? A seguir, confira alguns exemplos de como esse recurso pode ser aplicado e quais são os seus impactos no setor:

Segurança viária

Um exemplo de aplicação dessa tecnologia é a promoção da segurança nas estradas, auxiliando na prevenção de acidentes.

Isso é feito por meio de ferramentas que identificam padrões de risco e informam as empresas responsáveis pela gestão de cargas.

Dessa maneira, é possível aumentar a fiscalização das frotas e manter um monitoramento cuidadoso, buscando minimizar os riscos de acidentes e garantir a segurança nas rodovias.

Programação de rotas e redução de CO₂

Outro impacto da IA na logística é a possibilidade de programar rotas com maior precisão, utilizando dados em tempo real. Assim, é possível considerar um grande conjunto de informações, como:

Ao encontrar a melhor rota, é possível reduzir as distâncias percorridas, o que permite diminuir o consumo de combustível e as emissões de carbono.

Dessa forma, a tecnologia também ajuda a implementar práticas mais sustentáveis na logística.

Previsão de demanda

A previsão de demanda é um dos grandes benefícios gerados pela IA na logística, já que essa tecnologia analisa dados para obter estimativas precisas sobre as operações.

Uma possibilidade vantajosa é a de prever a demanda dos produtos, o que garante um planejamento logístico muito mais eficiente, além de promover a redução de eventuais desperdícios.

Agora que você já está por dentro dos principais usos da IA na logística, continue por aqui e saiba mais sobre o que o futuro reserva para esse setor. Leia nosso post sobre transporte e logística: quais serão as tendências para 2025!

(Imagens: divulgação)

Assine o conteúdo exclusivo da nossa newsletter

Ao assinar, afirmo que conheço a Política de Privacidade da empresa e autorizo a utilização das minhas informações.

Leia Mais

Imagem blog
17/10/2024

O que é o serviço door to door?

Imagem blog
04/07/2024

EDI no transporte de cargas: conheça seus benefícios e como implementá-lo

Imagem blog
20/03/2025

Como evitar avarias no processo de transporte de cargas?