A logística não é apenas uma etapa no processo de venda. Ela tem extrema importância e pode ser o diferencial do seu negócio no mercado. Por esse motivo, todas as empresas devem ficar de olho no custo com frete.
Apenas dessa forma é possível tomar as melhores decisões para reduzir os custos e garantir uma boa experiência para o seu cliente.
Continue lendo para saber porque acompanhar o custo com frete e conferir algumas dicas exclusivas.
Como o valor do frete é formado?
Antes de saber mais sobre o acompanhamento do custo com frente, deve-se entender como esse valor é calculado pelas transportadoras.
A verdade é que existem diversos fatores que podem influenciar nesse cálculo. Os principais são:
- peso e volume da carga,
- preço da carga, uma vez que isso influencia na segurança necessária para o transporte,
- distância entre o remetente e o destinatário,
- se há alguma dificuldade ou periculosidade no endereço de entrega,
- tipo de transporte utilizado,
- tributos,
- pedágios no caminho.
Dessa forma, não há uma fórmula que pode ser seguida, mas sim diversos fatores que são considerados na hora de traçar um valor.
Qual a importância de acompanhar o custo com frete?
O acompanhamento do custo com frete traz diversos benefícios para um negócio. Confira os principais.
Determinar o tipo de frete corretamente
Na hora de escolher o tipo de frete, é comum ficar na dúvida entre o CIF e o FOB.
Caso você não saiba ou não lembre o que cada sigla dessa quer dizer, nós explicamos.
CIF, ou Cost, Insurance and Freight, é a modalidade em que o responsável pelo pagamento do frete é o vendedor (remetente). Já no FOB, Free On Board, essa responsabilidade é do comprador (cliente).
Apenas quando se sabe uma média de custo logístico se torna possível escolher qual é o tipo mais adequado. Afinal, ninguém quer vender um produto de R$ 20,00 e ter que arcar com R$ 50,00 de transporte.
Por isso, é interessante ter uma tabela ou ao menos um documento com o custo com frete médio para os destinos mais comuns para tomar as melhores decisões.
Evitar fracionamento de pedidos
O custo com fretes eleva-se quando ocorre o fracionamento de pedidos. Além de encarecer o processo logístico, ainda faz com que o cliente receba por partes a sua compra.
Por isso, ao optar pelo CIF e ter noção do custo do transporte, evita-se o envio do mesmo pedido em diversas remessas. Como consequência, há o aumento do lucro e a redução dos custos, tanto com embalagens quanto com logística.
Estabelecer um valor mínimo de pedido
Muitas empresas que se responsabilizam pelo custo do frete acabam não calculando qual deve ser o valor mínimo do pedido para valer a pena a operação e acabam perdendo dinheiro em alguns pedidos com valores de venda baixo.
Estabelecer uma política interna de valor de pedido mínimo, em concessão do frete, reduzirá perdas e margens. Neste sentido, algumas experiências utilizam está metodologia com um valor único para qualquer pedido e outras mais detalhistas elaboram valores de pedidos diferentes por região ou segmentos de atuação, por exemplo.
Ao ter em mãos uma média do valor do transporte, é possível identificar qual deve ser o pedido mínimo para valer a pena a separação e envio do produto.
Manter os cadastros dos clientes sempre atualizados
Isso é mais uma dica do que um benefício de acompanhar o custo com frete, mas ela é muito valiosa.
Ao manter todos os cadastros dos seus clientes atualizados e confirmar o endereço de entrega antes de emitir o pedido, é possível evitar mais gastos com reentrega.
Essa é uma prática simples, rápida e fará toda a diferença no seu orçamento no final do mês.
Se você gostou desse conteúdo e quer mais dicas para reduzir os seus custos com frete, conte conosco. Entre em contato e conheça os nossos serviços.
(Imagens: divulgação)